terça-feira, 19 de maio de 2009

4:30

Royston Tan fez o que eu chamo de "estaticismo" cinematográfico. Lida muito com a câmera parada em quase todas as cenas, raras as exceções. Um filme de Singapura. O longa trata da vida de dois irmãos. É o menor que aparece mais. Sendo mostrada sua vida na
aula também. Em uma aula, o professor lhe manda mostrar um desenho sobre sonhos que pedira pros alunos fazerem, e logo tem uma supresa. O desenho era nada mais nada menos do que uma pintura abstrata acizentada. Seu professor perguntou o que era aquilo. Ele disse que não sonhava. Interessante também é a cena em que o irmão menor, esse mesmo da aula, corta os cigarros de seu irmão maior, recorta a cara deste, e cola a mesma no rosto de um fumante em que aparece na carteira. Tudo isso sem trilha nenhuma. A trilha aparece em algumas raras ocasiões. E quando apareceu pra mim, foi essencial. Em uma outra aula, uma professora pede pra Xiao Wu, o irmão menor de Jung, colocar o que ele lia encima da mesa pra ela ver. Xiao não coloca. Ainda lembro das frases ditas pela professora: "Put it on the table". Só poderia ser uma aula de inglês. O livro era um diário. E nele, Wu colocava pentelhos de seu irmão, fotos dele além de desenhos. Com um final dramático, porém seco, assim como todo o longa, abre-se um leque de idéias sobre o que de fato o filme pode querer trazer. Pra mim é simplesmente um filme que gostei, tanto na idéia de como foi montado, como em seu todo.

Um comentário:

  1. Nossa, demais esses filmes! Estudo psicologia, por isso algumas coisas que vc cita se tornam ainda mais interessantes pra mim. Gostaria que na minha cidade eu conseguisse ter acesso à filmes assim...
    Muito bom!!

    Lady Melody

    ResponderExcluir

Coma uma pipoca e comente